21
NOV
2016

Alvenaria Estrutural: Armada ou Não armada? Qual a diferença?

De acordo com a NBR 15961-1 (Alvenaria Estrutural – Blocos de Concreto. Parte 1: Projeto):

Elemento de Alvenaria Não armado:

Elemento de alvenaria no qual não há armadura dimensionada para resistir aos esforços solicitantes (tração)

Elemento de Alvenaria Armado:

Elementos de alvenaria no qual são utilizados armaduras passivas que são consideradas para resistir aos esforços solicitantes.

Ou seja, sempre que em algum grupo de paredes submetida a esforços horizontais (vento e/ou desaprumo) ocorrem tensões de tração superiores ao resistido pela argamassa, há necessidade de adicionar armadura vertical para combater aos esforços de tração, e portanto pode ser considerada como Alvenaria não armada. 

Em edificações em alvenaria estrutural, onde o aço vertical tem apenas função “construtiva”, ou seja, quando realizado o cálculo, os esforços de tração estão dentro do limite absorvidos pela própria argamassa, pode ser classificada como Alvenaria não armada.

Sendo assim, para ser considerada Alvenaria Armada, deverá haver barras de aço (geralmente apenas 1 por furo do bloco) verticais sendo solicitados à tração. A presença de armaduras horizontais (vergas, contra-vergas, cintas da laje e intermediárias) e aço vertical “construtivo”, não são fatores que classificam a alvenaria como armada.

Quais são estes limites:

De acordo com a NBR 15961-1, sempre que os esforços de tração ultrapassem os seguintes limites:

Valores característicos da resistência à tração na flexão ftk:

A armadura longitudinal de combate à tração nas paredes de contraventamento, se necessária, não deve ser menor que 0,10% da área da seção transversal.

Abraço a todos.

Eng. Rangel Costa Lage
Engenheiro Estrutural | Professor Especialista

})